Guia de Preenchimento | Ministério da Saúde
Guia de Preenchimento do Prontuário Eletrônico e-SUS APS e Aplicativos
Cadastro Individual
Nota Técnica Nº 30/2025-CGESCO/DESCO/SAPS/MS
O componente de vínculo e acompanhamento territorial tem como objetivo fortalecer o processo de territorialização, bem como a análise epidemiológica e demográfica da população adscrita e o cuidado em saúde realizado pelas equipes da Atenção Primária. Isso ocorre por meio da qualificação dos cadastros e da melhoria no atendimento aos cidadãos. Além disso, o componente favorece o aperfeiçoamento dos processos de gestão e monitoramento, além de estimular a participação e a avaliação dos usuários. Dessa maneira, contribui para reduzir as barreiras de acesso e elevar a qualidade da atenção prestada à comunidade sob responsabilidade das equipes.
Conceitos Importantes
Pessoa cadastrada
Aquela que possui cadastro individual (Modelo de Informação de Cadastro Individual - MICI) e cumpre integralmente os requisitos de validação do Siaps.
Pessoa com cadastro completo
Aquela que possui cadastro individual (MICI) e cadastro domiciliar e territorial (Modelo de Informação de Cadastro Domiciliar e Territorial - MICDT) e atende integralmente aos requisitos de validação do Siaps.
Destaca-se que o cadastro rápido, simplificado no módulo do cidadão, não é considerado válido para aferição deste componente.
Serão considerados: Cadastro e acompanhamento, realizados pelas eSF, eAP, eSB e eMulti, das pessoas vinculadas às eSF e às eAP.
Cadastro Individual - Acompanhamento Território
Para iniciar um cadastro, será necessário realizar a escolha da microárea; ao selecionar um logradouro será possível visualizar os domicílios cadastrados.
Ao identificar o domicílio para cadastro, deverá clicar na lupa onde será possível visualizar o domicílio que o profissional deseja incluir a família.
Após o preenchimento e conferência das informações, será necessário incluir a quantidade de moradores e condições de moradia.
É importante atualizar os contatos telefônicos.
Ao selecionar "adicionar família ao imóvel", preencher os dados solicitados pelo sistema incluindo o Responsável familiar.
Após cadastrar a família, será possível incluir as pessoas que pertencem àquela família.
É necessário vincular o cidadão à equipe. No mesmo local, após incluir as pessoas à família, ao selecionar os três pontos, clicar em "Atualizar cidadão".
É importante conferir se a equipe vinculada está correta. Caso necessite alterar, selecionar "Alterar vínculo", salvar e então o cidadão estará devidamente vinculado.
O telefone celular é um dado obrigatório para os cadastros.